NIS

1. O que é?

Sistema utilizado para cadastramento do trabalhador no Programa de Integração Social (PIS)

2. A quem se destina?

O Cadastro NIS é destinado a todos os empregadores privados inscritos no CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). Aos empregadores pessoa física que equiparam-se a empresas, ou seja, cadastrados no CEI (Cadastro Específico do INSS), o cadastramento é realizado apenas nas Agências da CAIXA.

3. Como acessar?

O acesso ao Cadastro NIS é realizado por meio do endereço www.caixa.gov.br/cadastronisempresa.

4. Como obter acesso?

O representante ou procurador da empresa deverá levar à sua Agência de relacionamento a seguinte documentação:

  • Formulário FICUS/E preenchido e assinado;

  • Cópia de Identidade e CPF do usuário que acessará o sistema;

  • Documentos relativos à constituição da empresa e do representante legal;

  • Cópia de Procuração, quando se tratar de cadastramento realizado por procurador.

Antes de entregar a documentação na Agência, o usuário responsável por acessar o sistema deverá acessar o endereço www.caixa.gov.br/cadastronisempresa e efetuar cadastramento de Senha Internet. Existem duas possibilidade de cadastramento de Senha Internet:

  • o usuário informa a senha do Cartão do Cidadão para realizar o cadastramento de senha;

  • caso o usuário não tenha a senha do Cartão do Cidadão ou essa senha esteja inválida ou bloqueada, o usuário pode informar seus dados pessoais para validação com os dados cadastrais constantes no Cadastro NIS.

A permissão para realizar cadastramento de PIS será concedida em até 5 dias úteis após a entrega da documentação na Agência.

5. De que forma proceder caso o usuário não consiga realizar o cadastramento da Senha Internet por meio de validação de dados?

Caso seja apontada alguma divrergência no momento de validação de dados, o usuário deverá providenciar o preenchimento de formulário DMN – Documento de Manutenção do NIS e cópias de documentos comprobatórios dos dados informados no formulário. O DMN preenchido e as cópias dos documentos deverão ser entregue na Agência da CAIXA juntamente com a documentação solictada para se obter acesso ao sistema. Caso o usuário que irá acessar o sistema não seja o representante ou procurador da empresa, somente o usuário do sistema poderá realizar a atualização de seu cadastro na CAIXA.

O usuário também pode cadastrar a senha do Cartão do Cidadão na agência para posterior cadastramento da senha internet, sem a necessidade de validação dos dados cadastrais. Mesmo após o o cadastramento da senha do Cartão do Cidadão, o DMN deverá ser entregue, na agência, para atualização dos dados do usuário.

6. O usuário que já acessa o sistema utilizando e-mail pode acessar informando inscrição NIS/PIS?

Sim. Para isso, o acesso deverá ser feito pelo endereço www.caixa.gov.br/cadastronisempresa. Não é necessário solicitar autorização e entrega de documentos na Agência. O usuário deverá cadastrar Senha Internet, seja por meio da senha do Cartão do Cidadão ou validação de dados.