Sala Recurso

A Sala recurso dispõe de professores em dois turnos, matutino e vespertino nos horários de 08h00min as 12h00min e 13h00min as 17h00min. As funções pedagógicas da Sala de Recursos são de atuar de forma colaborativa com o professor da classe comum para a definição de estratégias pedagógicas que favoreçam o acesso do aluno com necessidades educacionais especiais ao currículo e a sua interação no grupo; promover as condições de inclusão desses alunos em todas as atividades da escola; orientar as famílias para o seu envolvimento e a sua participação no processo educacional; informar a comunidade escolar a cerca da legislação e normas educacionais vigentes que asseguram a inclusão educacional; participar do processo de identificação e tomada de decisões acerca do atendimento às necessidades especiais dos alunos; preparar material específico para o uso dos alunos na sala de recursos; orientar a elaboração de material didático pedagógico que possam ser utilizados pelos alunos nas classes comuns do ensino regular; indicar e orientar o uso de equipamentos e materiais específicos e de outros recursos existentes na família e na comunidade.

Atividades pedagógicas

  • Desenvolvimento de atividades lúdicas, verbais, musicais, escritas e outras.

  • Exibição de vídeos, filmes e documentários educativos.

  • Leitura e interpretação de textos.

  • Orientação de aprendizagem para reforço escolar.

  • Curso de Orientação e mobilidade para deficiente visual total ou parcial.

  • Preparação e encaminhamento para o mercado de trabalho.

  • Curso de Braille.

  • Treinamento e aperfeiçoamento de Braille.

  • Encaminhamento para apoio psicológico.

  • Preparação para concursos públicos.

  • Curso de informática (lazer, jogos e internet).

  • Promoção e estimulação sensorial.

  • Curso PEVI (Prática Educativa de uma vida independente)

  • Operação do Sorobã.

  • Divulgação dos direitos e deveres dos deficientes.

  • Favorecer a troca de experiências.

  • Desenvolver campanhas de conscientização sobre deficiência visual e prevenção dos males da visão.

  • Curso de canto (com alunos deficientes visuais).

  • Curso de artesanato para deficientes visuais.

  • Implantação do curso de informática com impressora Braille.

  • Curso de Braille aberto ao público

  • Jogos pedagógicos.

  • Psicomotricidade.

  • Estimulação sensorial e visual.

  • Reunião com pais dos alunos para orientá-los sobre a importância do envolvimento e participação e educacional e social do aluno.

  • Reunião do Núcleo de alunos para planejamento e execução de atividades realizadas pela Sala de Recursos.

  • Trabalho Itinerante (visitas as escolas com o objetivo de orientar os professores de como trabalhar com nossos alunos com deficiência visual).

  • Elaboração de projetos.

Atividades lúdicas

  • Formação de grupos voltados para jogos matemáticos: xadrez, dominó, ludo, dama etc.

Atividades artísticas

  • Estimulo à formação de grupos para trabalhos com pintura, escultura, dobraduras e outras potencialidades artísticas, melhorando a auto-estima dos alunos.

  • Estimulo à formação de grupos de teatro, danças etc.

 

Atividades culturais e sociais

  • Grupos de teatro, coral.

  • Visitas a bibliotecas, praças, exposições artísticas, museus e outros.

  • Palestras para pais e alunos com temas variados com a presença de profissionais capacitados.

Atividades gerais

  • Criação de grupos de debates de diversos assuntos e leis pertinentes as pessoas deficientes através de núcleos de estudos.

  • Aquisição de materiais didáticos (livros, equipamentos eletrônicos, DVD e outros).

  • Aquisição de máquina digital para registro dos eventos organizados pela Sala de Recursos.

  • Viagens e excursões para lazer e integração dos alunos.

Avaliação

 

A avaliação será realizada diariamente através de observações no decorrer do processo educativo com registro mensal envolvendo professores, voluntários, núcleo de alunos e diretoria. Análise dos serviços prestados para que possam ser ampliados ou modificados. Haverá reuniões com professores, alunos, pais e diretoria sempre que for necessário.